Início
II PLANO NACIONAL PARA A JUVENTUDE
Em véspera do Dia Internacional da Juventude é aprovado o Plano Nacional para a Juventude 2022-2024 que sucede ao Plano Nacional para a Juventude 2018-2021, lançado pelo XXI Governo, o qual superou as metas inicialmente previstas em mais de um terço do total de medidas e terminou com 85% das medidas implementadas ou em execução.
O II Plano Nacional para a Juventude assume como missão a concretização da transversalidade das políticas de juventude, com vista ao reforço da proteção especial dos direitos das pessoas jovens no âmbito do preconizado na Constituição da República Portuguesa.
I Plano Nacional para a Juventude (2018-2021)
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 114-A/2018, de 4 de setembro aprovou o primeiro Plano Nacional para a Juventude (PNJ), em Portugal.
Em vigor até final de 2021, tem como missão concretizar a transversalidade das políticas de juventude, com vista ao reforço da proteção especial das pessoas jovens, no âmbito do preconizado no artigo 70.º da Constituição da República Portuguesa.
A população jovem, com idades compreendidas entre os 15 e os 29 anos representa 16 % do total da população portuguesa, o que per si justifica o compromisso assumido pelo XXI Governo Constitucional em investir na juventude, apostando na articulação interministerial em área estratégicas, como a educação, o emprego e empreendedorismo, a habitação, a saúde, o ensino superior, a qualidade de vida, o desporto, a cultura, a defesa, a justiça, o ambiente, a agricultura, os transportes, a sustentabilidade da segurança social, o combate à pobreza, a igualdade, a inclusão e as migrações.
O Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. assume a coordenação do PNJ, que conta com o envolvimento de 17 Áreas Governativas e 31 entidades, na operacionalização das 247 medidas que o integram.
Este instrumento, sendo o primeiro plano desta natureza configura, na prática, o principal meio de prossecução e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no contexto nacional, em matérias de políticas de juventude.
Na sua operacionalização o PNJ reflete, ainda, os 19 compromissos assumidos na Declaração Lisboa+21 sobre Políticas e Programas para a Juventude, resultante da Conferência Mundial de Ministros responsáveis pela Juventude e o Fórum da Juventude, realizados em junho de 2019, em Lisboa.
Avaliação e Relatórios
Estes processos de monitorização e avaliação são materializados em relatórios anuais que, aqui, podem ser consultados.


Histórico
Foram consideradas as quatro mil respostas ao inquérito online dirigido a jovens, os resultados do Fórum Nacional de Jovens, das entrevistas de grupo, do inquérito efetuado aos municípios e os contributos das organizações que integram o Conselho Consultivo de Juventude.
